sexta-feira, março 05, 2010

A desvalorização da arte ou uma revolução no modo de vê-la

Afinal, o que é arte ?
é a quinta sinfonia de Beethoven é arte ?
pra quem ?
Um grupo de velhos com casacas de linho calças engomadas e sapatos lustrados ?
com um copo de Conhaque ou Whisky nas mãos e acompanhados de damas que conversam sobre o novo lançamento da Louis Vuitton ?
é
arte é isso
melhor
arte TAMBÉM é isso, eu, quando novo, intoxicado pelos acordes fortes do rock, pela melodia da Bossa Nova e pelo labirinto semântico da MPB considerava qualquer coisa diferente disso de lixo
puro e categórico lixo, mesmo a quinta sinfonia de um maestro surdo pra mim era lixo, lixo burguês, burocrático, coisa de velho.
Eu estava errado
Arte, e hoje eu sei disso, é qualquer manifestação humana que alguém, qualquer um, veja como arte, o "rebolation" para inicio de conversa é arte, se analisada a letra ela realmente não tem significado, a constante repetição do titulo é somente uma desculpa para a dança, que é o principal objetivo, qual a diferença do Rebolation tirando é claro seus motivos financeiros e das danças tribais africanas e seus sons do atabaque e tambores ?
NENHUMA
em uma época em que a 'ARTE' usual aparece cada dia menos dentro da realidade cultural da grande massa da população qual é a relevância de Brejo da Cruz do Chico Buarque ?, para população que mora na Rocinha no Rio ( pelo menos para maioria), qual a importância de Garota de Ipanema ? Creio que para a realidade da favela, para a vida cotidiana, cabe muito mais um funk do MC Celcinho seja ele qual for do que a história de dois homens velhos que observam uma menina a beira mar.
Resumindo
Tudo é Arte
Nada é arte
e esse texto foi perda de tempo

Um comentário: