quarta-feira, março 17, 2010

Roberto e o menino

Roberto chega na parada de ônibus, é novo na cidade, anda com um papelzinho com os números das linhas no bolso, devido à idade não pode andar mais sozinho, a filha diz que é perigoso, mas a teimosia é a mesma dos tempos de menino, se não maior, depois de tirar alguns documentos no fórum ele anda numa parte vazia do centro, já é tarde, quase hora de voltar pra casa, ele chega na parada do ônibus, sentados na esquina, um grupo de meninos-de-rua cheiram cola e conversam:
-453, ou 458 ? Mas que droga de caligrafia, mandei a menina pra escola e ela não sabe escrever um número direito, Ei moleque, Ei ! Vem cá !
O menino chega, usa uma bermuda rasgada e uma garrafa de cola na mão
-Que foi ?
-Que foi uma pinóa! Fala direito comigo, não sou teu colega
-Uma o que ?
-Pinóia, significa que ...Ah! esquece, lê esse número aqui pra mim
-Um
-Um o que? não tem um ai!
-Um real, passa logo
-Um reais ? pra que moleque ?
-Tu pensa que existe alguma coisa de graça ? Quer que eu leia ? eu leio, mas paga
-Mas é uma sacanagem mesmo ! esses moleques de hoje aprendem o que ? aprendem o que ? a roubar os outros ?
-Quem falou em roubo ? Isso é serviços prestados, se quer que eu leia é melhor logo porque teu onibus deve tá chegando
-Seu filho da ... Não vou pagar porcaria nenhuma!
-Mas eu já vi o número, ai o senhor dificulta as coisas pra mim que já cumpri minha parte do contrato, o que vou faze com esse número agora? esquecer? fica complicado, o senhor vai ter que dá uma ajuda pra gente
-Pra gente ? Do que tu tá falando ?
-Eu, o Joca, o Pitomba, o Claudinho, o Guari, o Cascata e o Sem, (é que ele não tem apelido, a gente chama ele de Sem mesmo) dá um real pra cada que a gente ajuda
-Não !
-Ai vou ter que chamar o Pitomba pra resolver o caso, ele tem 13 anos e tamanho de dois 20
-... Tá, tá! Eu pago, onde já se viu, moleque dessa idade agindo que nem máfia, toma, toma e sai da minha frente, antes que eu chame a policia
-Valeu meu chefe! Não vou esquecer o favor viu ?
-Ah! Não me enche a paciência moleque, vai logo embora
Os sete moleques juntam os bagulhos do chão e descem a rua, nisso o o menino vira e grita:
-453!
-O que é ?
-É 453
-E porque tu tá me dizendo isso ?
-Posso morar na rua, comer às vezes do lixo, roubar pra sobreviver, mas não sou um rato, ainda sou gente
E foram embora correndo, o Joca, o Pitomba, o Claudinho, o Guari, o Cascata e o Sem, e o menino atrás deles




Nenhum comentário:

Postar um comentário