sexta-feira, fevereiro 12, 2010

São Paulo=São Paulo

Eu tava planejando dar minha caminhada da cidade só amanhã, achava que o fim de semana seria de menos trauma pra mim que vim de uma cidade de 2 milhões de pessoas e que conheço bem ( pelo menos considero isso ) e me meter nessa selva urbana que é São Paulo sem planejamento não dá muito certo, mas hoje decidi que era o dia, o clima tava bom, me inspirei e fui, meu irmão deu uma carona daqui até a estação Jabaquara, que é a que fica mais ao sul de São Paulo, de lá fiquei sozinho, segui as pessoas que iam pra estação pra ver qual o caminho, eu nunca peguei metro antes de hoje, não sabia os procedimentos, observei onde se compravam os bilhetes ( 2,65, com isso se anda a cidade toda ) cheguei na cabine de compra e foi o seguinte :
-quantos bilhetes ? ( atendente )
-eu não sei, nunca fiz isso ( eu )
-quantos bilhetes ? ( ela me ignorou )
-moça, eu não sei como funciona isso ! ( tava ficando com medo já)
ela me aponta uma placa ( UNITÁRIO : 2,65 COLETIVO : 5,OO)
-unitário ! ( rezando pra ser a escolha certa)
ela pegou o dinheiro, deu o troco e um pequeno bilhete com uma fita magnética no meio, eu me perguntando o que fazia com aquilo, pra não dar uma de caipira, me afastei da bilheteria e fui para as catracas que dão acesso às plataformas de embarque, um monte de pessoas passando os cartões nas maquinas pra liberar a catraca ( isso funciona como o Vale-Digital de Belém ) e eu com aquele pedaço de papel, tentei passar ele nos leitores, NADA fiquei esperando alguém passar com o bilhete pra imitar, uma moça veio e colocou o bilhete mas não vi como, chamei um funcionário e ele me ajudou, dominado isso desce pra plataforma, eu tava na linha azul que liga norte ao sul da cidade ia pegar o metro até a sé, estação central e mais próxima do que eu queria ver ( galeria do rock, viaduto santa Efigênia, Masp, USP, pátio do colégio e prédio do Banespa) peguei o sentido Tucuruví (norte) e entrei no trem, um metro é um tipo de transporte interessante por agregar todos os tipos de pessoas, executivos, donas de casa, um velhinho lendo com lupa, metaleiros, gente do Hip Hop, dois caras que aparentavam ter 40 anos mas tinham o corpo coberto de tatuagens e falavam como gente de Santos ( eu conheço algumas pessoas de lá, elas falam de um jeito meio agressivo, direto, sem rodeios)lado a lado com uma velhinha com cara de quem vai com frequência à igreja da Sé, e todos eles, do roqueiro á velhinha são apressados e sem paciência ( eu ouvi parte de uma discussão de uma moça e um velhinho que não queria sair do caminho na escada rolante "ANDA TIO ANDA ! EM SÃO PAULO NINGUÉM PARA NÃO" ) na sé já, sai da estação, rumo á praça da sé, ( famosa em meus livros de Criança e paginas policiais dos Jornais ) e a catedral, a igreja é enorme, a nave central chega aos 50 metros de altura, bem ao estilo de igrejas góticas ( que de tão grandes fazem o homem se sentir menor perante Deus ) dentro da igreja e ao redor, grupos de turistas se revezavam na frente do altar e da escadaria de entrada, vi familias de Japoneses ( ou eram japoneses ou meu japonês está péssimo hhehehe) uma familia falando espanhol, pela cara pareciam colombianos, dentro alguns americanos num grupo de turismo com uma guia que pensava meia hora cada vez que um deles fazia uma pergunta e respondia em ingles de enrolação ( hi, my name is fulano ), saí pra praça, hoje descobri que a melhor pessoa pra se pedir informações quando se é um turista é um policial,( e os taxistas também mas não vi muitos pontos deles hoje ), eles me indicaram a rua e direção ( Rua Boa vista, à esquerda, sempre esquerda) rumo ao pátio do colégio, local do inicio da cidade de São Paulo, um colégio catequista construído pelo padre José de Anchieta, Quando se entra no prédio do antigo colégio há um pequeno pátio, com árvores e um chafariz lindo, e estátuas dos padres que trabalharam lá, o bom do pátio do colégio é que além de ter um café ótimo ele é um Oasis no meio do centro da cidade, em vez dos carros e palavrões que são a trilha sonora de fora você encontra o som do vento forte em os bem-te-vi que tem ninho nas árvores de lá, ao redor do pátio ficam muitos prédios antigos do inicio da cidade, hoje usados como órgãos públicos e muito bem conservados, saindo do pátio peguei a boa vista rumo Largo São Bento, onde tem um igreja e a estação São Bento e a entrada do viaduto Santa Efigênia, um cartão postal daqui, ele é um viaduto só pra pedestres, passa em cima da 23 de maio acho, uma das maiores avenidas daqui, uma coisa que achei engraçada é que os prédios que tem entrada pelo viaduto não tem entrada pela rua (23 de maio) ou seja, as portarias ficam no terceiro andar, no viaduto o comércio rola solto, todos os camelôs que vendem desde roupa à dvd pirata se preparam a qualquer momento pro RAPA quando a PM chega recolhendo produto de contrabando e pirataria, eu que sou geralmente avesso à policia, me senti seguro com eles por perto, o viaduto é um grande centro dos trombadinhas da região, no fim do viaduto fica a capela de Santa Efigênia acho curioso o fato de cidades antigas terem tantas igrejas no centro, me informei sobre meu próximo destino, Galeria do ROCK E segui, só tinha tomado uma garrafinha dágua e já eram meio-dia ( sai às 10 ), a galeria fica no largo do paysandu ( sem propaganda, é o nome mesmo ) entrei pela 24 de maio, a galeria tem 4 andares,cinco se contar o sub-solo, as escadas rolantes só sobem, só desce pela escada, ela é cheia de lojas variadas, barbeiros ( tinha um cara fazendo um dread enorme), lojas de roupas ( que tem botas, tênis broches, óculos, cintos e é claro, camisetas de bandas, Beatles, The Stooges, David Bowie, Pink Floyd,Led Zeppelin, AC/DC e outras, em uma tinha um relógio de vinil dos Beatles que eu quero muito mas n pude levar) estúdios de tatuagem, inclusive em um deles eu vi uma senhora da idade da minha mãe (62) fazendo outra tatoo nas costas, que já tava lotada, achei o máximo, só aqui mesmo, comprei 5 broches de bandas pros meus amigos ( espero que eles gostem, broche é meio EMO ) muito contrariado mas com o tempo correndo eu sai, em direção à estação república, Linha Vermelha ( amanha posto o mapa do metro que explica essa parada de linhas e tal ) fui pela São João, distraido, olhando pra tudo, quando chego na esquina da Avenida São João com Ipiranga, quem curte caetano e ouviu SAMPA já sacou do que to falando, quem não ouviu procure ouvir, é muito bom, alguma coisa aconteceu mesmo no meu coração, fui pra praça da república, outra praça linda, e perguntei pros "PULIÇA" onde ficava a estação, peguei a linha vermelha até a conexão com a Diamante na estação Palmeiras-Barrafunda e fui pra conexão com a linha esmeralda, que leva pra USP, chegando na Cidade Universitária, foi uma confusão, a estação em reforma me confundiu, fui na direção errada, oposta a usp, quando fui voltar a chuva ameaçou, não quis arriscar, eu sei nadar mas não tanto, se o rio pinheiros sobe eu ia me abraçar com jacaré e os ratos de lá, voltei todo o caminho, até a sé de novo, encontrei meu irmão no Mercado Municipal, dai fomos pra casa, na volta vim pensando, apesar de tudo lindo que vi, entre cada ponto do meu trajeto eu vi um pouco do mais feio de São Paulo, crianças que trabalham muito, gente se drogando á luz do dia, prédios abandonados á 20 anos, favelas com barracos de papelão e compensado, hoje eu vi algo do melhor e pior de São Paulo, eu a comparo com a Divina Comédia, São Paulo é o Inferno, o Purgatório e o Paraíso