segunda-feira, novembro 08, 2010

Reflexivo

-Eu não sei quem eu sou de fato

Homem

20 anos

Encarando seu reflexo no espelho que fica sobre a pia no banheiro

-Hum, fala mais-Incentivou o reflexo

-Eu não sei porque faço o que faço, por que gosto do que gosto, por que não consigo dormir de lado, por que gosto de goiabada, resumindo eu não sei quem eu sou.

-Você é você e pronto- Disse o espelho um tom definitivo, como se tivesse dito uma verdade universal

-Realmente ótima resposta essa, obrigado palmas pra você!

-Ah obrigado! Não faço mais que minha obrigação-O reflexo ria maroto

-Isso foi ironia, eu na verdade achei sua resposta estúpida, pensei que um reflexo meu reconhecesse ironia.

-Grosseria sua realmente, eu não sou bom com essas coisas subliminares, tenta ser mais claro da próxima vez -Disse o reflexo fingindo ressentimento

-Ok, me perdoa, é que eu estou no meio de uma crise existêncial aqui...

-É? o que foi? -O reflexo indaga parecendo preocupado

-Eu! não saber quem eu sou! por que não durmo de lado! por que eu gosto de goiabada! 

-Ah goiabada... goiabada é bom!-O reflexo pareceu lembrar algo bom, ficou com um olhar sonhador

-É mesmo né? com creme de leite fica... Hey! Foco no problema! Foco!

-Ah desculpa, voltando, cê tá pirando por besteira cara...-O reflexo apanha uma revista e abre 

-Não é besteira... as coisas não acontecem pra mim, não, não tinha que ser assim, era pra ser diferente, eu devia ser mais feliz, era pra eu ser mais feliz, mas parece que me perdi no meio do caminho 

-Sua vida tá como um carro seguindo o caminho mas cê insiste em toda a curva mais complicada verificar o motor e os pneus, está tudo bem! vive a vida e esquece esse papo depressivo-Dito isso o reflexo folheia a revista despreocupado.

-Mas porquê-, as coisas não acontecem...-O homem não parecia convencido

-Esquece os por quês!, Esquece os entretantos! As questões! As vírgulas! você procura problemas!  Cê parece um moleque mimado falando assim!  -você cria todas essas perguntas pra responder apenas uma "Do que eu tenho medo?"

-Do que eu tenho medo? -O homem parecia refletir

-Eu respondo pra você, você tem medo de você, tem medo de falar o que pensa, o que sente e tem medo por estar sentindo tem medo de se decepcionar então tenta classificar tudo, catalogar pensamentos, categorizar sentimentos e encontrar uma explicação lógica pra tudo, uma saída racional desse labirinto que é a tua cabeça mas eu vou te decepcionar agora cara, presta atenção, não tem jeito! Tu é um humano, vocês vem com esse defeito de fabricação, vais morrer confuso então o melhor jeito é levar a vida e parar com essa neura, Viva! quebre a cara, se ferre pra variar, é bom! Bom não é mas é bem melhor que nada, faz a tua vida ter algumas fotos feias, por que uma vida que é um álbum em branco não é muito boa de se ver.

-Parece que isso é o certo mesmo...-O homem parecia mais aliviado

-Claro que é. que tipo de reflexo estúpido eu seria se não estivesse certo?

-Vou sair e me ferrar um pouco, o que você acha? -O Homem disse depois de lavar o rosto, parecia renovado

-Faça isso! ah e na volta traz um pouco de goiabada pra gente!

-Creme de leite também?-O Homem já se vestindo grita do quarto pro reflexo no banheiro

-Lógico!

O Homem sai, o reflexo ainda no banheiro fala pra si mesmo em tom risonho

-Gente fina esse cara, mas precisa de um empurrão de vez em quando...

E volta a folhear a revista, animado

3 comentários:

  1. Erickson, que lindo conto!
    Às vezes, como qualquer pessoa, tbm me pego assim... olhando para o espelho e me perguntando o pq disso ou aquilo... Acho que, de vez em quando, é saudável!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o conto...nesse conto se tem a impressão de que foi escrito para cada um de nós,você conseguiu algo realmente complicado que foi conseguir se identificar com cada leitor,que se viu a si mesmo nas crises do personagem,muito legal mesmo !
    continue assim...
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  3. adorei o texto realmente muito bom (:

    ResponderExcluir