segunda-feira, novembro 01, 2010

Complexo Ziraldo de Descobertas

Raramente uso esse Blog para alguma coisa útil, mas hoje tive a oportunidade de dar apoio na divulgação de um projeto social desenvolvido por um colega, como toda a ação vale a pena, eu decidi apoiar da maneira que eu posso, através deste Blog, expondo o projeto e dando a chance a quem possa interessar, nas palavras do seu idealizador o projeto do Complexo Ziraldo de Descobertas: 

O “Complexo Ziraldo de descobertas” projeto cujo objetivo é criar espaços em que crianças, jovens, adultos e idosos, possam ler, pesquisar, divertir-se, brincar e dar vazão a criatividade e ludicidade, de forma livre, critica e espontânea, além de ser uma homenagem a: 



Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Uma seqüência do filme deve ser lançada em breve! Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Ziraldo ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral on-line, em uma iniciativa pioneira.



Os primeiros complexos a serem instalados serão em dois espaços “Projeto Sementes da Terra” e “ Centro Comunitário Bom Jesus” ambos localizados no bairro da Terra Firme.

As atividades desenvolvidas pelo Projeto Sementes da Terra iniciaram no dia 22 de fevereiro de 2010 com as seguintes oficinas: violão, percussão, flauta e dança de salão, Cultura Corporal (Esporte e Lazer), atendemos cerca 350 crianças e jovens entre 7 à 18 anos.

Centro Comunitário Bom Jesus neste momento desenvolve duas atividades, o cursinho pré-vestibular “Usina Popular” USP com 60 pre-vestibulandos freqüentado por jovens, adultos e senhores/senhoras, e ainda a oferta de aulas de reforço escolar para crianças de 7 à 12 anos.

Assim propomos neste projeto a implantação de:

Brinquedoteca: espaço de pular, dançar, experimentar, brincar, com brinquedos e jogos, de mesa, intelectuais, teatrais, rítmicos, educativos, industrializados e populares como: Xadrez , dama, war, quebra cabeça, jogo da memória, carros, bonecos,bonecas, ping-pong, frescobol, bola, elástico, ficha, dado, mascaras, e tudo mais.

Biblioteca: com livros didáticos, para-didáticos, científicos, clássicos, ficção, romance,drama,teatro, língua estrangeira, históricos e outros tantos legados pela humanidade.

Gibiteca: quadrinhos que encantaram e encantam desde a tenra idade a todos nos, aventuras, heróis, expectativa, humor, fantasia, realidade, oriente, ocidente, o novo, o proibido, o encantador, uma arte a ser sempre e sempre experimentada. 

A materialização dessa aspiração e sonho será buscado através de doações feitas por uma ampla campanha através de todos nossos amigos e amigos dos amigos e futuros amigos, como fora feito na primeira experiência, além disso buscaremos contato com Ziraldo afim de estreitarmos os laços.



Contato: professormarcospereira@hotmail.com tel: 81273483


Organização: Professor mestrando Marcos Pereira.
Apoio: Mais Cinco Minutos 


Um comentário:

  1. Muito maneiro o projeto que sua amiga está desenvolvendo. Desde criança, sempre amei o Ziraldo e cresci com o Menino Maluquinho ^^
    Beijos ;*

    ResponderExcluir